Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como fazer um molde de silicone? PAP/DIY

 Vocês devem estar se perguntando mas onde é que eu vou usar um molde de silicone no casório? 
 Pois bem, desde o início desse blog deixei bem claro pra vocês que nosso trabalho aqui seria superar o esperado. Afinal, lacinho para o convite toda noiva pode fazer, quero ver agora é fazer um molde de silicone! hahaha
 "Mas Su, onde a gente pode usar isso?" Tinha inicialmente uma ideia em mente de, em alguma parte do casório (que também não vou contar direitinho se não eu fico sem surpresas né?), usar retratos provençais. Pesquisei em vários lugares na net e vi que os de resina se encaixavam naquilo que tinha imaginado, mas eram por deveras caros. Na lojinha de artesanato vi que tinha também apliques de resina (são usados para um monte de coisa, na maioria pra dar aqueles efeitos lindões em MDF, material dos meus porta-retratos), mas também eram caros (cerca de 4 reais cada, agora multiplica isso!). Entretanto, a gente pode usar o molde pra outro material, como a própria resina que é vendida líquida ou mesmo o gesso, que vou usar. Esses moldes são aqueles mesmos que as tias tem pra fazer bisquit., e tenho mais outra finalidade pra eles que conto depois se der certo. 
 E o bom é que essa técnica quase ninguém conhece. Vamos arrasar na criatividade! Esse tutorial também  serve pra zilhões de outras finalidades, coisas que você quiser copiar como esculturas (dê uma olhadinha no youtube pra ver os detalhes pra moldes de duas faces), alguma coisa que quebrou e você quer outro igual, seu cachorro, etc! Bora lá?

  • Você vai precisar de: 
- argila
- caixas pra fazer os moldes (pode ser até aquela vasilha velha da sua casa, pote de margarina...)                                                                  - o silicone líquido que já é comprado com o catalisador (cerca de 25 reais o pote, mas dá pra muita coisa) 
 - vaselina (não me copiem e comprem a sólida para evitar problemas)
- um pincel qualquer
- arroz
- vasilhas e espátulas pra mexer que possam ser descartadas, como todo material que entrará em contato com o silicone. Eu usei copos e colheres descartáveis
- canetinha
- medidor com graduação em milímetros
- régua

  • Passo 1: cubra o fundo da caixa com argila. Tente deixar o máximo liso possível pra que o silicone fique bonitinho, já que ele vai secar e manter o formato de tudo que estava em contato

  • Passo 2: coloque o molde em questão no fundo, prendendo-o na argila para que o silicone não entre debaixo dele e atrapalhe desenformar. Deixe o molde cerca de 2 cm afastado das laterais. 

  • Passo 3: Risque a caixa mais ou menos 2 cm ACIMA DO ÚLTIMO PONTO DO MOLDE, e não do fundo da argila, viu?

  • Passo 4: cubra de arroz até a marca que fizemos. Isso vai servir para você não ter que misturar o silicone com o catalisador no seu medidor, porque se não você tem que jogá-lo fora.

  • Passo 5: transfira a quantidade de arroz para o recipiente descartável que você vai preparar o silicone. Caso fique algum grão grudado na argila, é só retirar com a ajuda de um pincel. Marque no copo com a caneta até onde o arroz atingiu.

  • Passo 6: Passe vaselina ou qualquer outro desmoldante no molde, por cima da argila e nas laterais. CUIDADO para não deixar nenhum cantinho do seu molde sem vaselina, se não o silicone vai grudar e não desenforma. Reserve.

  • Passo 7 (sem foto): passe o arroz do copo para seu medidor graduado e veja quantos milímetros deu. Anote esse número. 
  • Passo 8: depois de misturar muito bem o silicone na própria embalagem que compramos (algum componente pode assentar), despeje-o até a linha marcada do copo. 


  • Passo 9: agora sua atenção tem que ser máxima. Sabe a medida em milímetros de arroz? Ela tem que ser bem feita para se fazer a mistura correta. Para cada milimetro de silicone utilizado, será necessário adicionar uma gota de catalisador (aquele potinho que vem junto com o silicone). Ou seja, para 200ml de silicone serão necessárias 200 gotas de catalizador. Certo?

  • Passo 10: MISTURAR! Sim, é até cansar, mesmo, senão seu silicone vai ficar com partes liquidas mesmo depois do tempo de secagem. Lembre de raspar bem as laterais do copo e misturar mais, para que todas partes fiquem uniformemente misturadas.

  • Passo 11: jogue extremamente devagar e o mais perto possível o silicone na caixa já untada com a vaselina. Prefira despejar nas partes laterais ao molde (em cima dos espaços com argila), para não formar bolhas de ar. No final, dê umas batidinhas bem sutis na caixa, pra retirar alguma bolha que caso tenha se formado.

  • Passo 12: espere secar longe do sol ou do calor. Na teoria, o silicone estará seco em 5 horas, mas por precaução, esperamos 24 horas.

  • Prontinho, agora desenforme COM MUITO CUIDADO pra que tanta trabalheira não tenha sido em vão. Molde pronto pra uso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário